09/12/2018 91983732733

Saúde

O que causa o soluço?

Por Planeta Pará 30/11/2018 às 17:42:28

O soluço é resultado de uma contração involuntária do diafragma, um fino músculo que separa o tórax do abdômen e que, juntamente com os músculos intercostais externos, é responsável pelo controle da respiração. Seus movimentos de contração e relaxamento permitem que inspiremos e expiremos o ar e são controlados pelo nervo frênico, situado logo acima do estômago.


Os incômodos do soluço  surgem a partir de uma irritação do nervo frênico, cujas causas podem ser diversas (distensão gástrica pela ingestão de bebidas com gás, deglutição de ar ou alimentação em grande volume; mudanças súbitas da temperatura de alimentos ingeridos; modificações da temperatura corporal, como sauna seguida de ducha gelada; ingestão de bebidas alcoólicas; ou até mesmo gargalhadas). Quando ele fica ou sensibilizado, envia uma mensagem para o diafragma se contrair, o que dispara o soluço.

Susto pode curar o soluço? Por que?

Pode sim. Quando levamos um susto, provocamos uma forte inspiração, levando a um aumento do volume de ar nos pulmões. Os pulmões pressionam o diafragma, fazendo com que ele se estique e volte a funcionar normalmente. Mas existem maneiras menos drásticas que também funcionam: tomar um copo d'água com nariz tampado ou inspirar e segurar o ar por alguns instantes.

algumas dicas para que o soluço pare de forma rápida, ou, até, imediatamente, são:

Beber um copo de água gelada,prender a respiração,respirar profunda e lentamente,tapar o nariz e fazer força para soltar o ar,comer uma colher de açúcar.

Contudo, se tudo isso não der certo e for diagnosticado um caso de soluço persistente ou intratável, alguns remédios podem ser utilizados,procure um médico.

Até a próxima...

Amor,Gratidão e fé.

Débora Barroso

comentários