16/11/2018 91983732733

Política

UFPA debate a proliferação de notícias falsas na web

As inscrições são gratuitas e já estão abertas, com vagas limitadas para a palestra, os minicursos e as oficinas

Por Silvano Viana 22/10/2018 às 19:12:05


Você já caiu em uma fakenews? Com o grande fluxo de informações na internet é cada vez mais comum acreditarmos em boatos que, de tão disseminados, parecem até verdade. Segundo um estudo da Agência Lupa, as 10 notícias falsas mais populares no Facebook somam quase 900 mil compartihamentos.

Pensando nisso, a Faculdade de Comunicação da Universidade Federal realiza no próximo dia 25 o Colóquio "A pós verdade é verdadeira ou falsa? Tudo o que você precisa saber sobre bolhas, fakenews e pós-verdade". O evento conta com a participação da Prof.ª Dra. Lúcia Santaella, referência na América Latina na área da cibercultura, e dos comentaristas professores Afonso Medeiro e Kalynka Cruz, da UFPA. A programação busca discutir a proliferação de notícias falsas e propor métodos para combatê-las.

Obras inéditas sobre fakenews serão lançadas na Amazônia - Após a palestra e mesa redonda, Lúcia Santaella fará o lançamento de dois livros: "A pós verdade é verdadeira ou falsa?" (autora) e "Cacofonia nas Redes" (organizadora). Essa será a primeira vez que a autora realiza um lançamento nacional na Amazônia. "Esta coleção, que a Editora das Letras e Cores lança ao público em geral, busca colocar em discussão questões candentes com que a realidade social, na teia entrecruzada de seus fios políticos, culturais, tecnológicos, psíquicos e educacionais, está nos desafiando. Estratégias responsivas não são possíveis sem que os impasses sejam devidamente pensados. Não se trata de buscar respostas decisivas, mas sim desenvolver o apetite pela reflexão capaz de alimentar o pensamento crítico", afirma a professora Lúcia Santaella.

O evento é uma ação do Laboratório de Jornalismo Digital e Novas Mídias, do curso de Comunicação Social da UFPA, sob responsabilidade da professora Kalynka Cruz. A professora, que também coordena o evento e participa do livro "Cacofonia nas Redes" como autora de um capítulo, ressalta a importância do colóquio: "Em tempos de ódio e desligamento, ações que visem jogar luz sobre essa temática são fundamentais para razoabilidade da sociedade". 

Além da palestra e do lançamento dos dois livros, será lançada a agência universitária de incentivo ao pensamento crítico na web "A.fluentes", coordenada pela Prof.ª Kalynka Cruz.

As inscrições são gratuitas e já estão abertas, com vagas limitadas para a palestra, os minicursos e as oficinas. Devido à grande procura, a inscrição para a palestra deve ser feita pela web (https://www.sympla.com.br/palestra-a-pos-verdade-e-verdadeira-ou-falsa__373644/). Inscrições no local serão aceitas, porém as vagas não serão garantidas.

SERVIÇO:
Colóquio "A pós-verdade é verdadeira ou falsa?"
Dia 25: Abertura e lançamento dos livros "A pós verdade é verdadeira ou falsa?" e "Cacofonia nas Redes", com participação de Lúcia Santaella, a partir de 17h.
Dia 26: Oficina e minicursos a partir de 14h. Inscrições presenciais por ordem de chegada.

Serão aceitas contribuições de alimentos não perecíveis durante o credenciamento para doação aos índios Warao.

comentários
60406910-1